OFICINA DE VIDEO MAPPING




VIDEO MAPPING ou mapeamento de vídeo, é uma técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. Qualquer superfície pode ser mapeada, sendo possível até mesmo projeções em 360º!  

O mapeamento é feito utilizando um software, neste curso, usaremos o VPT.  Objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente, e, a partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície escolhida. O Video Mapping recompõe o espaço real e interage com o  virtual, criando dimensões extras, ilusões óticas e noções de movimento em objetos estáticos.  Também é possível criar narrativas audiovisuais através da combinação de vídeo com áudio.


AS AULAS:
Aqui apresentamos o planos de aula, listando algumas referências que serão apresentadas no curso. Esta Apostila será utilizada na oficina.

1ª AULA    4ªf   15 de Outubro   19:00-22:00
- Apresentações (dos participantes e do curso)
- Exibição de vídeos referências de video mapping
- Discussão: O que é video mapping?
- Possível histórico de como se desenvolveu a técnica e estética do videomapping
Exercício: Gravação/projeção de uma ação
Exercício para casa: Pesquisar um vídeo de referência sobre vídeo mapping
2ª AULA    5ªf   16 de Outubro   19:00-22:00
Hardwares utilizados em uma projeção
Cálculo de projeção
- Softwares: Resolume, modul8, LPMT, VPT, Quase-Cinema
Exercício: Planejamento do projeto final
Exercício para casa: Instalação do VPT

3ª AULA   6ªf   17 de Outubro   19:00-22:00
- Apresentação do projeto final
- Pesquisa e produção de conteúdo
Arquivos de vídeo e conversão
- Utilizando o VPT (básico)
- Mapeamento de quadrado com VPT
Exercício para casa: Pesquisa de conteúdo

4ª AULA     Sáb  18 de Outubro   14:00-18:00
- Técnicas de video mapeamento (máscaras, estaqueamento, blending, grid)
- Mapeamento em formas orgânicas
- Elaboração do projeto final
- Montagem do projeto final

          18:00 - 20:00
         - Apresentação do projeto final
         - Festa de encerramento   


MATERAIS QUE VOCÊ VAI PRECISAR:
Notebook com VPT7 instalado <http://hcgilje.wordpress.com/vpt/>
Apostila

QUEM PODE FAZER O CURSO?
Nível iniciante/intermediário/avançado, relacionados a área artísticas, pesquisadores de tecnologia, estudantes e curiosos em geral.


QUANTO CUSTA? 

O investimento para este curso é de R$351,00. Você pode pagar via PayPal ou por depósito bancário*, nesse caso, te damos um descontinho, sai por R$301,00

*(pergunte-me como por email)


OFICINA DE VIDEO MAPPING

PALOMA OLIVEIRA
Meste em Artes Visuais pela ECA-USP, criadora de ações de empoderamento social, desenvolvedora multimídia, pesquisadora, educadora, produtora cultural e BASE jumper.  Busca convergências e aplicações das tecnologias digitais no corpo, nas artes e no espaço urbano. Atualmente interessada nas possibilidades estéticas e experimentos com o corpo mediado por sensores biofísicos (eletrônicos) e biosensores (microorganismos).  Faz parte dos grupos de pesquisa transdisciplinares: MedHackers/ UNIFESP, Synbio Brasil/ USP e Realidades/ USP. Em 2012, junto com Mateus Knelsen, fundou a Patos’Quo, empresa de arte, tecnologia, inovação e entretenimento. Desde 2013, junto com VjPixel viaja Brasil afora ministrando oficinas de VideoMapping <http://memelab.com.br/videomapping/> e encontrando novas formas de pensar a projeção mapeada, de norte a sul.


Inscrições e informações:
 comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590  | 11 9 9952-2440