Microperformances - Oficina de criação e estudos sobre o [extra]ordinário _ 17/02


Ações a partir do corpo, da cidade e suas relações



Dia 17/02 à 19/02 
Segunda à Quarta
19h às 22h


Investimento 
R$ 150

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 3x

com Daniel Barra 

Conteúdo:
Microperformances é o termo usado recentemente pelo artista Flávio Pons, para descrever suas efêmeras ações pelas ruas de Amsterdam. Sua prática abrange de teatro a ativismo, performance a intervenção urbana e pressupõe uma postura de vida afirmativa, propondo participação, diálogo e criação no curso da vida cotidiana.

Atuando no borrão fronteiriço entre arte e vida, o performador pode ser inexoravelmente afirmado como agente social, contudo, artista e público estão confundidos. As ações muitas vezes são camuflagens, pequenas sabotagens ou poesia despercebida no gráfico estático das convenções cotidianas. Uma oportunidade para gerar novos significados e incitar questões fundamentais sobre modos de vida e comportamento em sociedade.

Espontâneas ou articuladas, as mps formam uma estratégia para retomar a capacidade de tornar-se a arte que se experiencia. A oficina propõe ações a partir do corpo, da cidade e suas relações, pensando performatividade em micropolíticas. Produzindo o extraordinário nas pequenas experiências cotidianas...

Plano de Aulas

Aula 1
Conteúdo teórico. (Explicações e exemplificações)
Conceitos fundamentais para uma filosofia da diferença
Discussão aberta sobre corpo-espaço na atualidade
Arte em micropolítica, performance atrelada ao cotidiano
Dinâmicas internas das microperformaces
Referências, livros e materiais

Aula 2
Teórico-prática. Referências, livros e materiais. Dinâmicas e experimentações em grupo

Aula 3
Prática. Ações externas - ruas e locais elegidos no encontro anterior

Público alvo 
Artistas e estudantes. Profissionais mudando de área, interessados em arte, filosofia, qualidade de vida e política. 
Não existe pré-requisito. 

Materiais necessários  
Trazer material para fazer anotações

Daniel Barra
Agente cultural e artista independente com trabalhos em performance, música, dança contemporânea e artes visuais. Suas criações tem interesse nas possíveis intersecções de linguagens e estão atravessadas por biopolítica e filosofia da diferença. Coordena a plataforma CABEÇADA de pesquisa e criação entre capoeira e outras linguagens artísticas. Desenvolve o conceito de Microperformance condensado atualmente em oficinas colaborativas. Em 2007 recebeu o Prêmio Estímulo de Música pelo projeto musical Geração SP qual reuniu e revelou novos artistas da música e das artes cênicas. Trabalhou com Marcelo Evelin (ho/br), Luis Garay (ar), Ana Borralho e João Galante (pt), Nina Boas (fr) entre outros. Apresentou em diversos festivais e mostras em diferentes países e participou de residências artísticas em Buenos Aires, Amsterdam, Kyoto, Teresina e São Paulo. Foi jornalista cultural e Dj durante dez anos. Desde 1999 realiza eventos de arte e cultura ligados a ações alternativas pensadas em diferentes cenários. 


Dia 17/02 à 19/02
Segunda à Quarta
19h às 22h


Investimento 
R$ 150

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividades
ou parcelamento em até 3x


Inscrições

 comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440