Curso de Ecossistemas Digitais: comunicação em tempo real _ 03/02

Venha aprender as ferramentas de produção audiovisual em realtime com o VJ Palm


03/02 a 07/02/2014


19h às 22h
 segunda à sexta  

Investimento 
R$ 330

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividadesou parcelamento em até 3x


com VJ Palm (Ricardo Palmieri)

Conteúdo:

Vivemos em tempos de remix: não só na área da música, a mistura de trechos de mídias tem sido uma técnica largamente utilizada no campo do audiovisual, e principalmente na área da programação de computadores. O principal objetivo do curso é demonstrar técnicas para comunicação em tempo real entre hardwares e softwares de produção audiovisual, possibilitando aos participantes, dinamizar e desenvolver novas interfaces digitais (físicas e virtuais) para seus instrumentos de trabalho. Serão abordados temas como comunicação on e offline, protocolos OSC, MIDI e DMX, além de um panorama geral das principais ferramentas de criação de interfaces. 
Este curso preenche uma lacuna de mercado, demonstrando de maneira prático-teórica como utilizar padrões de comunicação para facilitar estes processos. Desta forma, o participante terá liberdade não só de remixar suas mídias, mas também, criar ecossistemas de informação utilizando múltiplas ferramentas, extraindo assim, o melhor possível de cada software ou hardware de trabalho.


Plano de Aulas


Aula 1
Introdução a remixagem de softwares e criação de um ecossitema digital audiovisual


Aula 2  
Apresentação da interface e bibliotecas de comunicação em puredata, processing e arduino

Aula 3 
Introdução prática aos protocolos de comunicação MIDI, DMX e OSC

Aula 4 
Integração entre softwares e hardwares utilizando rede on e off-line

Aula 05 
Montagem de uma instalação coletiva interativa: orquestra Volusiana de experimentação 


Materiais necessários:- Lap Top 

- Equipamentos de uso pessoal (controladores, placas, etc..)



Público alvo

Iniciados em programação e curiosos.



Ricardo Palmieri,  VJ Palm

Artista, produtor e pesquisador multimídia. Iniciou seus trabalhos artísticos junto com o diretor de performances Renato Cohen no grupo Midia Ka, trabalhou como vj (video jockey) em festas e raves, como VJBR I no MIS-SP, e participações no evento Hypersonica do FILE-SP. Desde 2003 é usuário e ativista de softwares e hardwares livres em diversas plataformas, e pesquisa produção de multimídia em tempo real (interatividade, livecoding e circuitbending), bem como sistema inteligentes para a geração de conteudos autômatos. Atualmente é membro atuante do grupo NOISETUPI, além de trabalhar como consultor de mídias interativas customizadas para artistas multimídia e eventos de publicidade. Desde 2011 é artista residente do programa DIGIBAP do AMI Centre (Marseille-França) e a Alianca Francesa do Brasil. Em 2009 ganhou o premio Mídias Locativas do Festival Vivo ArteMov, em 2010 recebeu menção honrosa no Prix Ars Electronica com a peça Mobile Crash de Lucas Bambozzi em 2012, participando do projeto VivoLabMóvel, recebeu outra menção honrosa no Prix Ars Electronica 2012, com o workshop de digital grafitti na periferia da capital paulistana.

03/02 a 07/02/2014


19h às 22h
 segunda à sexta  

Investimento 
R$ 330

* desconto de 5% a vista em todas nossas atividadesou parcelamento em até 3x

Inscrições: comunicavolusiano@gmail.com
+55 (11) 3862-8590 | 11 9 9952-2440