Live Electronics: Música com computador ao vivo _ 22/07



De 22/07 a 25/07/2013

das 20h às 23hs, de segunda a quinta

Valor: R$ 290,00 à vista 
2x de   R$ 160,00 

com Alexandre Porres

ESTE CURSO SERÁ NA NOVÍSSIMA UNIDADE 
na rua Heitor Penteado 1971
:)

Conteúdo:

O curso de Live Electronics é voltado a músicos interessados em trabalhar com performance de música eletrônica/computacional em tempo real (ao vivo). O aluno entra em contato com técnicas avançadas de processamento de sinal digital (DSP), e como programar e desenvolver controladores e módulos de processadores de efeitos em tempo real, sem necessitar de conhecimento prévio em programação. Portanto, não há pré requisitos, apesar do conteúdo ser avançado e denso. Ao final do curso, teremos uma jam com os alunos do curso aplicando na prática as teorias e ferramentas dadas no curso.
O curso é aberto a diferentes estéticas, com único enfoque em projetos interativos, com processamentos em tempo real. Artistas que trabalham com multimídia, interação com hardwares analógicos e digitais são mais que benvindos, assim como envolvidos com instalações interativas.

Plano de Aulas

Aula 1:  
- Panorama do curso: Apresentação de diversas ferramentas/softwares 
- Áudio e Áudio Digital Básico. 
- MIDI, OSC, Controladores e interfaces interativas diversas, Integração entre diferentes softwares.
- Osciladores e Modulação (AM, FM)
- Distorção e Waveshaping
- Exercícios

Aula 2:
- [Brane-e] um módulo de performance desenvolvido pelo professor em Pd, que consiste em um sampler com capacidades avançadas.
- Síntese Granular e Concatenativa
- Reverb e Delays
- Filtros
- Outros processamentos e ferramentas diversas.
- Exercícios

Aula 3: 
- Análise e Manipulação Espectral
- Análise Sonora e Pitch Tracking
- Ressíntese via banco de osciladores
- Convolução/Síntese Cruzada (Vocoder)
- Phase Vocoder (Pitch Shiffting e Time Compress/Expand).
- Exercícios

Aula 4:  
Nesta aula final, focaremos mais em questões avançadas de programação, com o ambiente Pure Data, e na construção de módulos mais complexos de performance com o conteúdo e ferramentas dadas anteriormente. Após a aula, teremos uma  jam com os alunos.

Materiais necessários:
- Lap Top 
(ver considerações no final do post)  

Público alvo
Iniciantes (sem pré-requisitos), preferencialmente relacionados ao campo do design (estudantes, pesquisadores e profissionais).

Alexandre Porres 

Doutor em Sonologia/Computação Musical pela USP e Mestre em Composição pela Unicamp, atua em diferentes meios de produção musical e multimídia. Áreas de interesse artístico e de pesquisa incluem: Composicão/Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e multimídia; Música e Tecnologia (Produção Sonora, Computação Musical e Música Eletroacústica) com ênfase em Eletrônica ao Vivo (criação por meio de programação de aplicativos criativos interativos em tempo real); Percepção Sonora; Análise Sonora. Também trabalha com organização de eventos artísticos e festivais, tendo sido o principal organizador da Convenção Internacional de Pure Data no Brasil em 2009.

Inscrições: assessoriamulti@gmail.com
                 tel.: +55 11 999522440

Dias 22/07 a 25/07/2013
das 20h às 23hs, de segunda a quinta 


formas de pagamento

CANCELAMENTO Pelo Instituto Volusiano por falta de quórum, será devolvido 100% do valor pago. O aviso poderá ser feito em até 48h antes do início do curso. Só devolveremos 70% do valor total do curso em caso do cancelamento pelo aluno até 48h antes do inicio da atividade.  

* O material didático principal do curso possui um caráter interativo, combinando teoria e prática, e foi desenvolvido pelo professor em Pure Data (ou “Pd”), que é um ambiente de programação visual amigável, tal como Max/MSP, porém é um software livre que funciona em qualquer sistema operacional. As principais ferramentas de processamento e performance ao vivo serão dadas em Pure Data, até como parte desse material didático. Usaremos algumas alternativas livres, mas também alguns softwares pagos. Entre os livres, usaremos alguns plug-ins e os ambientes de programação Pd e Super Collider. Dos pagos, temos o Ableton Live e os ambientes de programação Max/MSP e Reaktor, além de alguns plug-ins e instrumentos virtuais (synths e samplers). Não será possível cobrir a fundo o funcionamento de todos esses softwares, que serão adotados mais como exemplos de aplicações do conteúdo teórico do curso – uma vez que esse conteúdo teórico pode ser aplicado em praticamente qualquer ferramenta tecnológica. Portanto, o aluno pode vir com seus sistema de preferência. 

A cada aula, trataremos de um conteúdo teórico (técnicas de DSP), que será aplicado em exercícios práticos a partir de ferramentas dadas pelo professor em Pd. Mas também veremos exemplos em outros contextos, como outros ambientes de programação e plugins.Com essas técnicas, o aluno construirá seus próprios módulos e sets de performance. Algumas ferramentas já próprias para isso também serão fornecidas, com destaque ao [Brane-e], um módulo de performance desenvolvido pelo professor em Pd , que consiste em um sampler com capacidades avançadas.