Investir em alguém desconhecido é o seguinte: compre o que eu disser.



A Aberta Galeria está com dois artistas desconhecidos para vocês investirem. Claro que são promissores... quem disse que são promissores?! Eu.
Kelly Silva é totalmente desconhecida do público, ela nunca fez nenhuma exposição. Entretanto ja foi aluna de Teresa Viana por um ano, e foi por 3 meses aluna deste humilde servo que vos escreve. Embora nunca tenha feito nenhuma exposição seus conceitos de pintura contemporânea ja estão bem definidos e tem muita qualidade nas composições e uso da cor. Suas pinturas são abstratas com traços calculados, orgânicos, gestuais e leves. Ela aprendeu a fazer, digamos, "a arte certa".

Gabriel Torggler é bem jovem, artista plástico recém formado pela FAAP e praticamente só tem exposições dentro da Faculdade. Entretanto possui um estilo definido, erudito e urbano. Usa uma técnica apurada que mistura bico-de-pena e gravura em metal. Ele também é gravador profissional de metal para outros artistas, o que sugere seu compromisso com o sistema de arte.

Ambos os artistas produzem muito, e portanto devem ser bem curados, porque quando o artista produz muito acaba por fazer obras variadas que geram interesses distintos. Ambos sinalizam em suas trajetórias pessoais um gosto profundo pelo fazer artístico com muita iniciativa e produtividade.
O "artista descoberto" é um bom investimento porque seu preço salta praticamente do zero para os 500 reais, ou seja, valorizam 500%. Estes artistas alimentam o sistema, como são promovidos assim "ainda verdes" provocam até um certo ruído, ajudam a desestabilizar o mercado, e podem gerar até alguma polêmica, também alimentada pela pretensão visionária de quem os promove. Depois que o crítico de arte e doutor da Unicamp, Geraldo Porto, lançou o pintor Roseno, artista "brut" Antonio Roseno de Lima, hiper-naif que foi alçado a uma exposição na casa Triângulo, e o curador Federico Morais descobriu o Bispo do Rosário, fica bem claro que qualquer pessoa pode ser um artista reconhecido, e qualquer artista pode ser lançado por um curador.

Lançar é uma coisa, perdurar é outra. Quem disse que Kelly e Gabriel vão perdurar e serão mesmo um bom investimento? Eu digo. Vejam seus trabalhos, conheçam suas produções, conversem com eles, e sentirão a confiança do garimpeiro. Dizem que um texto atemporal não deve ser datado. Bem... este será: em Maio de 2013, a gravura-desenho de Torggler custa R$ 450 e a pintura abstrata de Kelly custa R$ 700. Vamos ver quanto vão custar em 2018? Compre agora, e dê risada em 5 anos.

Ricardo Ramalho

PS: o artista Marcos Torggler vai estar na exposição Os Maiores Gravadores do Mundo 06/08 a 13/09/2013