Filosofilmar: cinema-filosofia

O curso almeja uma alfabetização filosófica pela imagem cinematográfica. Mais do que reconhecer temas filosóficos em filmes, trata-se de explorar as possibilidades de pensar que o cinema oferece. Dessa maneira, busca-se reativar a análise filosófica dos filmes com o intento de oferecer uma introdução a certas problemáticas do pensamento filosófico, principalmente na contemporaneidade.



Com Cassiano Terra Rodrigues


dia 8, 15, 22 e 29 de Abril, 20 horas
valor: R$ 190,00






Faça sua reserva!!


Cassiano Terra Rodrigues é  Doutor em filosofia pela PUCSP. Dedica-se a estudar as relações nem  sempre amistosas entre filmes e filosofias. Seus escritos sobre esse tema podem ser lidos no portal do Correio da Cidadania: http://www.correiocidadania.com.br/ e no seu blog:
http://horizontesafins.wordpress.com/ 







Programa do Curso:



Aula 1:  O objetivo é apresentar os encontros teóricos entre cinema e filosofia, desde 1895 até os dias de hoje, delineando algumas formas de pensamento cine-filosófico. Se os cineastas desde o início sempre se aproximaram da filosofia, só recentemente os filósofos passaram a valorizar o cinema.
Aula 2:  Filosofia da representação, subjetividade e re-conhecimento da alteridade sempre foram temas da filosofia. Por meio de exemplos cinematográficos nacionais (Jogo de Cena , dir. Eduardo Coutinho, 2007; Linha de Passe, dir. Walter Salles, 2008; Santiago, dir. João Moreira Salles, 2007), serão problematizados temas de políticas do reconhecimento, como o da auto-reflexividade e o Outro visto através da câmera.

Aula 3:  A ética moderna é uma ética racional, cuja máxima expressão é a filosofia de Kant. No século XX, essa ética encontrou seus limites, até a retomada do tema do juízo com a filosofia pós-moderna de Lyotard. Essa história será retomada com a ajuda dos filmes Concorrência Desleal, dir. Ettore Scola, 2001, e Passagem para a Índia, dir. David Lean, 1984.

Aula 4: A sociedade de consumo dominou o mundo contemporâneo e o papel dos meios massivos de comunicação torna-se nela cada vez mais fundamental. A partir de The Wall, dir. Alan Parker, 1982, abordaremos a relação entre consumo, alienação e sociedade do espetáculo no século XX.